Notícias

Imprimir
  • 14/09/2018 Geral

    Dieese lança aplicativo para campanhas salariais

    Dieese lança aplicativo para campanhas salariais
    Foto: Manoel Ramires
    Ferramenta é aliada dos servidores no momento de calcular as perdas com Greca

    Muitas vezes, em uma mesa de negociação, a proposta financeira patronal se baseia em dados que quem está na outra ponta da mesa não teve acesso no momento para contradizer. Pensando nisso, o Dieese lançou um aplicativo chamado “Negociando”. Disponível gratuitamente para IOS (na App Store) e Android (no Google Play), essas informações abordam desde a inflação do período, índices econômicos, valores de pisos regionais a direitos e mudanças na reforma trabalhista.

    O que é IPCA-E

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) tem periodicidade mensal, mas sua divulgação é trimestral, ocorrendo sempre ao fim de cada trimestre civil (março, junho, setembro e dezembro). O IPCA-E tem abrangência geográfica e população-objetivo iguais ao IPCA, mas período de coleta diferente (aproximadamente do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês de referência).
    Uma das funções do aplicativo é a “calculadora de perda salarial”. Ela oferece oito índices. Nessa parte, a pessoa coloca o mês e o ano, obtendo os índices referentes aos últimos 12 meses. A reportagem fez um teste. Os servidores municipais de Curitiba, por exemplo, vão negociar sua data-base até 31 de outubro. Logo, no acumulado do último período, a defasagem salarial entre 1 de outubro de 2017 e 30 de setembro de 2018 pode levar em consideração três índices:

    IPCA-IBGE: 4,27%
    ICV-DIEESE: 4,23%
    INPC-IBGE: 3,94%

    No entanto, esses mesmos trabalhadores estão com os salários defasados desde março de 2017, quando o prefeito Rafael Greca e os vereadores congelaram a data-base e transferiram para outubro. Com a calculadora, os dirigentes sindicais ou qualquer servidor podem facilmente calcular as perdas no período de 30 meses. Nesse tempo, por exemplo, a perda acumulada, tendo como base o IPCA-E, é de 10,4%. Tomando como base o salário de uma professora de educação infantil, o salário que atualmente está em R$ 3.836,30, segundo a Prefeitura de Curitiba, deveria chegar R$ 4.237,60.

    O economista do Dieese Paraná, Fabiano Camargo, explica que o aplicativo possui algumas informações instantâneas que podem ajudar numa mesa de negociação. No entanto, alerta que muitos pontos devem ser discutidos com uma preparação anterior de quem vai negociar. “O aplicativo não vai fornecer, por exemplo, dados de receitas de uma prefeitura, os lucros de uma empresa e seus indicadores. Essas são informações mais restritas ao ambiente próprio das negociações”, pondera.

    Outra ferramenta do aplicativo informa a quantidade de greves realizadas em um determinado período, inclusive detalhando o mês em que ela ocorreu. Contudo, não específica o motivo da greve e o resultado. Já outra sessão contabiliza as greves realizadas por esfera. O funcionalismo público parou, por exemplo, 78 vezes em agosto de 2017.

    Aplicativo traz informações financeiras e sobre direitos. Foto: Manoel Ramires

    Formação

    Uma das ferramentas do aplicativo “Negociando” ainda ajuda na formação de sindicalistas e trabalhadores. Trata-se da “Cláusulas em destaque”. Essa parte permite informações como assédio moral, banco de horas, contratos de trabalhos, demissões e licenças.

    Um item presente na Reforma Trabalhista e no aplicativo aborda o “contrato intermitente. Sobre isso, é esclarecido que “A reforma criou a modalidade de contrato intermitente, que se caracteriza pela alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade. O contrato de trabalho oferece riscos de precarização do emprego e da remuneração do trabalhador”, esclarece.

    Manoel Ramires
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS