Notícias

Imprimir
  • 19/07/2018 Formação

    Servidores votam com documento digital

    Servidores votam com documento digital
    Documento digital tem sido aceito na eleição. Foto: Manoel Ramires
    E-título pode ser baixado na página do TSE

    O segundo turno das eleições do Sismuc contam com uma novidade proporcionada pela justiça eleitoral brasileira. Trata-se da possibilidade de utilizar o e-título para votar. O documento digital, de responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), traz informações como nome da pessoa, data de nascimento, número de inscrição, zona, seção, data de emissão, além é claro, da foto do eleitor. O aplicativo pode ser baixado no site do TSE até mesmo no dia das eleições que ocorrem nesse ano.

    O e-Título foi utilizado como documento de comprovação de identidade no primeiro dia de votação (18). A apresentação de uma identificação com foto é um dos critérios para que o servidor sindicalizado possa participar do processo. A identidade virtual foi usada por uma servidora na urna 20, que fica localizada na UPA do Boqueirão. O voto, inédito, foi aceito pela comissão eleitoral por entender que se trata de um documento seguro.

    “O aplicativo vai ser utilizado como documento oficial. A partir dessa eleição, ao cidadão eleitor é dada a oportunidade de substituir o título de papel pela versão digital. Ele é seguro de fraude, uma vez que só pessoas que têm cadastro biométrico e regulamentaram nos tribunais regionais é que podem ter o e-Título”, explica Rutierre Coutinho, presidente da comissão eleitoral.

    De acordo com o TSE, os eleitores que estão em dia com a Justiça Eleitoral podem utilizar-se do e-Título. Basta baixar o aplicativo, disponível para iPhone (iOS), smartphones (Android) e tablets. Após baixá-lo, basta que o eleitor insira seus dados pessoais. “Caso o eleitor ainda não tenha feito o recadastramento biométrico, a versão do e-Título será baixada sem a foto. Nesse caso, o eleitor está obrigado a levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário durante a votação”, informa a justiça eleitoral.

    Outros documentos

    Além do e-Título, tem sido aceito diversos documentos com foto para que os servidores possam votar. Apenas a ficha funcional não está sendo aceita por causa da ausência da foto. Em caso de dúvida, os fiscais e o mesário consultam a comissão eleitoral.

    Confira alguns documentos aceitos:

    Crachá com foto

    RG

    Carteira de Motorista

    Cartão Qualidade

    Carteira de Trabalho

    Passaporte

    Carterinha de clube

    Manoel Ramires
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS