Notícias

Imprimir
  • 06/07/2018 Geral

    Gestão democrática no Sismuc garante ampla participação de servidores

    Gestão democrática no Sismuc garante ampla participação de servidores
    Alteração do regime presidencialista para o de diretoria colegiada, implantado em 2012, será mantido na eleição 2018

    Os delegados do 9º Congresso do Sismuc, ocorrido em 2010, aprovaram o estabelecimento da direção democrática e colegiada para o sistema diretivo do sindicato. A partir daquela data, a categoria escolheu ser representada por coordenadores e não mais pela figura do presidente. A primeira coordenadora geral do Sismuc, após a mudança do regime presidencialista para o de diretoria colegiada, conduziu a gestão sindical no triênio 2012 -2015.Com a eleição do Sismuc, que finaliza às 18h de hoje (6), os servidores sindicalizados - vão escolher uma das duas chapas em disputa - renovando mais uma vez a coordenação sindical colegiada.

    Segundo a coordenadora de Mulheres do Sismuc, Maria Aparecida Martins dos Santos, a alteração estatutária, tornaram as decisões mais horizontalizadas. "A última presidente do sindicato foi Marcela Bonfim, que ficou no cargo de 2009 a 2012. Seguindo uma proposta de democratização da gestão sindical, o sindicato assumiu um colegiado composto por coordenações. Nesse sentido, as decisões - em substituição a uma estrutura verticalizada - se tornaram mais horizontais. Todos decidem conjuntamente e essas decisões não são pautadas pela vontade sobrenada do presidente ou até mesmo da coordenação geral. É a partir de um coletivo de diretores liberados para atuar no Sismuc, conjuntamente com o conselho diretivo, que se constrói uma posição do sindicato”, explica Maria.

    A deliberação do 9º Congresso do Sismuc sobre a composição de uma diretoria executiva colegiada foi inserida no Estatuto do Sindicato. A partir de então, fica sob a responsabilidade do grupo composto por 17 diretores as seguintes atribuições: representar e defender os interesses da entidade e da categoria perante os poderes públicos municipais e os órgãos da administração municipal; fixar em conjunto com os demais órgãos do sistema diretivo as diretrizes gerais da política sindical a ser desenvolvida; cumprir e fazer cumprir as deliberações da categoria em todos os estâncias; gerir o patrimônio garantindo a sua utilização para o cumprimento do Estatuto do Sismuc e das deliberações da categoria representada; representar o sindicato - juntamente com a comissão de negociação - no estabelecimento de negociação e dissídios coletivos; e, dentre outros, prestar contas das atividades e do exercício financeiro ao término do mandato.

    Coordenação geral conduz diretrizes a serem seguidas pelo sindicato

    As competências da coordenação geral incluem as ações que vão traduzir as prioridades, orientações e metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazo pela diretoria colegiada e pelos coletivos do Sismuc. O coordenador geral fica responsável por representar formalmente o sindicato; convocar e presidir as reuniões da diretoria executiva colegiada, da plenária do sistema diretivo e assembleia geral e assinar ata, documentos contratos e papéis que dependam de sua assinatura e rubricar dos livros contábeis. Também é atribuição da função apor sua assinatura em cheques e outros títulos juntamente com o coordenador de finanças, coordenar e orientar a ação dos órgãos do sistema diretivo, integrando os à linha de ação definida em todas as suas instâncias e, por fim, orientar e coordenar a aplicação do plano anual de ação sindical.

    Renovação da diretoria colegiada

    A Eleição do Sismuc finaliza às 18h de hoje (6). Os servidores sindicalizados votam em uma das duas chapas inscritas - compostas por 17 coordenadores em cada uma delas - e vão eleger candidaturas individualizadas para o conselho fiscal da entidade, o qual será composto por cinco titulares.

    Andréa Rosendo
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS