Notícias

Imprimir
  • 04/07/2018 Geral

    Eleições do Sismuc mobilizam servidores de 876 locais de trabalho em Curitiba

    Eleições do Sismuc mobilizam servidores de 876 locais de trabalho em Curitiba
    Pedro Carrano. Urna instalada na sede do sindicato
    Os mais de 10 segmentos do funcionalismo municipal votam entre hoje e sexta-feira

    As principais eleições do funcionalismo público municipal são um fato importante na capital paranaense.

    Ao todo 9793 servidores encontram-se aptos para votar na chapa que estará à frente da entidade nos próximos três anos e votar também no conselho fiscal da entidade.

    Trata-se do maior sindicato municipal do Paraná e um dos maiores do país. O assessor jurídico da comissão eleitoral, Ludimar Rafanhim, recorda que o Sismuc “é uma entidade grande, então essa eleição acaba sendo maior que vários municípios”.

    Outro fator que dá peso à participação da base e envolvimento nessa eleição é o fato de o índice de sindicalização ser alto para os padrões brasileiros. A média nacional é 17% de sindicalização na base das entidades. No Sismuc, esse número alcança quase 30% do quadro de funcionários do município.

    “É uma eleição que repercute nos locais de trabalho e é uma questão de muita relevância para a prefeitura de Curitiba e para a estrutura da administração pública, pois muitas questões são discutidas no processo eleitoral: defesa de direito, reposição salarial, carreira, então é um momento especial para a cidade, para a prefeitura e para os servidores”, afirma Rafanhim.

    Disputa eleitoral e urnas

    O Sismuc será comandado pela chapa 1 “Sismuc somos nós” ou pela chapa 2 “Sindicato é para lutar”. Já para o conselho fiscal, 16 pessoas disputam 5 vagas titulares e 5 vagas suplentes.

    Ao todo, a comissão eleitoral informa que foram montadas para este verdadeiro “operativo” 52 urnas, sendo 13 delas fixas e 40 itinerantes. 

    A comissão calcula também que as eleições mobilizam os servidores públicos de ao menos doze segmentos, que trabalham em 876 locais.

    A chapa vencedora assume a direção do sindicato no dia 1 de setembro. O mandato é de três anos - 2018 a 2021. No Sismuc, não existe a figura da presidência desde 2012, quando o modelo foi alterado para coordenação geral.

    Locais

    A votação ocorre das 8h às 18h. 

    Na sexta-feira, dia de jogo do Brasil contra a Bélgica pela Copa do Mundo, as urnas fixas que ficam em equipamentos da Prefeitura de Curitiba fecham por causa do decreto que suspende o expediente.

    Exceção à urna fixa que fica na sede do sindicato, na rua Monsenhor Celso, 225. Já as urnas volantes seguem coletando os votos nos equipamentos que não fecham, como é o caso da saúde e educação.

    Pedro Carrano, com redação Sismuc
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS