Notícias

Imprimir
  • 06/12/2017 Geral
    http://fnpe.com.br/

    Conape começa nesta sexta-feira (8)

    Conape começa nesta sexta-feira (8)
    Imprensa do Sismuc/ Cartaz na sede do sindicato
    Municipais podem se inscrever para conferência regional do Conape, espaço que reivindica o controle social da educação

    Os servidores municipais da educação estão convidados a participar da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), prevista para abril de 2018, organizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

    O Sismuc está na construção da conferência visando o fortalecimento do controle social na educação.

    A Conferência da CONAPE é antecedida por etapas regionais, onde serão definidos os delegados para a etapa estadual.

    Em Curitiba, a CONAPE será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro no Instituto Federal do Paraná (IFPR), rua João Negrão, número 1285, no bairro Rebouças mediante inscrição no link: https://goo.gl/KAPLKm

    Surgimento

    A CONAPE 2018 surge como espaço de resistência e diálogo para os diversos atores envolvidos com educação no Brasil, informa o site Brasil 247.

    “É uma resposta dos movimentos populares e da comunidade educacional ao desmonte realizado pelo Ministério da Educação no Fórum Nacional de Educação (FNE) e à protelação na organização da Conferência Nacional de Educação (Conae)”, informa.

    As organizações da área consideram na realidade que o governo Temer desmontou o FNE e inviabilizou a Conae 2018, que eram espaços legítimos e com autonomia de organização.

    Renúncia coletiva

    Em 7 de junho 2017, entidades que compunham o Fórum Nacional de Educação (FNE) fizeram uma renúncia coletiva, em função de portarias ministeriais de 26 e 27 de abril que subordinavam ao MEC a atuação de tal espaço.

    Desde aquele momento, as organizações formaram o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), que passa a ter o papel de exercer o controle social de acompanhamento da execução e do cumprimento das metas Plano Nacional de Educação.

    É também responsável pela organização da CONAPE 2018, que surge como reação dos movimentos populares da educação frente à transferência das competências de realização e de acompanhamento das deliberações da Conae. 

    Pedro Carrano
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS