Notícias

Imprimir
  • 17/10/2019 Geral

    SISMUC orienta: processo de gratificação natalina é coletivo e será executado pelo sindicato

    SISMUC orienta: processo de gratificação natalina é coletivo e será executado pelo sindicato
    Arte: Ctrl s
    Departamento jurídico do SISMUC orienta que não é necessário enviar nenhum documento para a Prefeitura

    No início do ano, o SISMUC entrou em contato com a Prefeitura para que fosse dado início a execução do pagamento da ação referente a gratificação natalina. Como já é de se esperar o desgoverno Greca continua mantendo a postura de tentar enrolar os servidores e não respondeu o sindicato.

    A demora da Prefeitura deixa para trás qualquer possibilidade de diálogo, o próximo passo é entrar através da via judicial para pressionar a Prefeitura a entregar os documentos necessários para a execução do processo. O departamento jurídico solicitará essa execução judicialmente para todos os servidores sindicalizados. Para aqueles que ainda não são filiados e estavam na Prefeitura no período entre 2002 e 2006, ainda dá tempo de se sindicalizar até o dia 18 de novembro e participar do processo coletivo.

    O departamento jurídico do SISMUC também orienta que os servidores não entreguem nenhum tipo de documento para a Prefeitura. Os boatos que circulam nos grupos não são oficiais do sindicato e nós não temos conhecimento da origem ou da intenção dos que propagam essas notícias. Fique sempre de olho nos meios de comunicação oficiais e atentos a seguir orientações daqueles que realmente representam os servidores do município.

    Gratificação Natalina: entenda o processo

    O SISMUC entrou com uma ação contra a Prefeitura referente ao não pagamento correto da Gratificação Natalina (13º salário) dos servidores. Durante muito tempo a administração realizou o pagamento de forma incorreta, não levando em consideração os benefícios conquistados durante as carreiras como: difícil provimento, adicional por tempo de serviço, horas extras, entre outros.

    A sentença dessa ação foi positiva para o funcionalismo público, a justiça reconheceu o direito da categoria e condenou a Prefeitura a realizar a complementação desse valor do período de 2002 a 2006. A ação beneficia todos os trabalhadores estatutários contratados pela PMC no período.
    A demora dos processos judiciais

    Muitas têm sido as dúvidas relacionadas à demora do processo da gratificação natalina, viemos esclarecer de que essa demora é comum nas vias judiciais. Sabemos que a atual conjuntura de redução salarial do funcionalismo público gera uma pressa ainda maior para que os trabalhadores recebam estes valores.

    Infelizmente a execução do processo não depende da vontade do sindicato, alguns processos de causas coletivas chegam a demorar mais de 6 anos para serem executados. No caso desse processo, especificamente, envolve todos os mais de 28 mil servidores, e pode demorar ainda mais.

    Nosso departamento jurídico está sempre a disposição para responder qualquer dúvida dos servidores e servidoras! Entre em contato através do telefone 3322-2475 e agende um horário. Os meios de comunicação do sindicato também estão sempre aberto para você, entre na nossa lista de transmissão através do (41) 99661-9335.

    Imprensa Sismuc
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS