Notícias

Imprimir
  • 02/10/2019 Geral

    Prefeitura marca homenagem no mesmo local em que o Pacotaço foi aprovado

    Prefeitura marca homenagem no mesmo local em que o Pacotaço foi aprovado
    Arte: Ctrl S
    Secretária divulgou uma homenagem ao dia do Professor na Ópera de Arame, mesmo cenário em que o pacotaço foi aprovado

    Nesta terça-feira (1º) a Secretaria Municipal da Educação (SME) convidou os professores da rede municipal via Facebook para comparecerem na Ópera de Arame e receberem uma homenagem ao Dia do Professor, no dia 15 de outubro. A proposta causou indignação em vários servidores!

    No dia 26 de julho de 2017, os servidores municipais enfrentaram milhares de policiais enquanto manifestavam contra a aprovação do pacotaço de ajuste fiscal da gestão Rafael Greca.

    Para conseguir aprovar o ajuste, a gestão Greca, junto com os vereadores da base aliada, transferiu a votação da Câmara Municipal para a Ópera de Arame, local onde um aparato gigantesco de repressão foi montado. Tudo isso para garantir a aprovação do pacotaço que congelou todos os planos de carreira, aprovou a retirada de mais de R$700 milhões do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Curitiba (IPMC), proibiu a pecúnia do vale transporte, dificultou critérios das licenças prêmio e condicionou o aumento salarial ao crescimento da arrecadação da cidade.

    Os milhares de servidores que estavam presentes na resistência relatam até hoje a revolta e indignação ao serem recebidos com gás lacrimogênio, spray de pimenta, bombas de efeito moral e a cavalaria. Vários servidores saíram feridos desse confronto, alguns precisando ser hospitalizados.

    Secretaria ignora falta de carreira e condições de trabalho

    A SME ignora as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que trabalham nas unidades com a falta de mais de mil trabalhadores da educação. Além disso, estamos há 3 anos sem Plano de Carreira e sabemos que a gestão Greca está revisando o plano conquistado em 2014, um dos melhores planos do Brasil.

    Ao chamar os professores para uma atividade de comemoração na Ópera de Arame, a Prefeitura também ignora que foi lá que tivemos a votação do Pacotaço e aposta em nossa passividade e falta de memória!

    Não aceitaremos esse desrespeito e nem revisão do plano de carreira

    Estamos convocando a categoria para debater com o SISMUC e SISMMAC a realização de um ato no mesmo dia da “homenagem”! Sugerimos que as professoras e professores se inscrevam no referido curso e estejam lá presentes com a camiseta e crachás da Campanha de Lutas para denunciar a falta de profissionais e carreira.

    Imprensa SISMUC/SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS