Notícias

Imprimir
  • 06/04/2019 Fiscais

    Sede nova do SISMUC recebeu fiscais de todas regiões do Brasil durante o EREFAU

    Sede nova do SISMUC recebeu fiscais de todas regiões do Brasil durante o EREFAU
    Foto: Repórter da Base
    Encontro reuniu trabalhadores da fiscalização que debateram sobre o futuro da mobilização da categoria
    O 1º Encontro Regional dos Fiscais de Atividades Urbanas (EREFAU) da Região Sul – Sem fiscalização quem perde é a população -, foi realizado com parceria do SISMUC e FENAFISC nos dias 5 e 6 de abril. O evento é uma conquista da categoria que ao longo dos anos reconheceu a necessidade de espaços de debate e troca de experiências entre os profissionais de fiscalização.

    Com espaço amplo na nova sede do SISMUC foi possível reunir os profissionais de fiscalização de diferentes regiões do país para debater os avanços e retrocessos da categoria. Além dos debates, o EREFAU proporcionou o encontro e a confraternização entre os trabalhadores e a construção da resistência contra os ataques que atingem os fiscais, em suas diferentes realidades, e os trabalhadores em geral, como a Reforma da Previdência.

    O encontro contou com a participação de profissionais de fiscalização de Curitiba e cidades do Paraná, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Acre, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. A sede do SISMUC foi preparada para receber os fiscais, com espaço adequado inclusive para refeições, o que proporcionou maior integração da categoria. A apresentação cultural foi com o grupo Afropretinhosidade.

    Clique aqui para ver a Galeria de Fotos

    Histórias de lutas

    Muitos fiscais tiveram apoio das respectivas Prefeituras a que estão vinculados para participar do EREFAU, e outros vieram por conta própria, pois acreditam na unidade dos trabalhadores, e que o momento é de unir para se mobilizar contra os retrocessos.Temática de grande importância para pensar as lutas em unidade entre os trabalhadores, a conjuntura nacional foi apresentada durante mesa que resgatou o histórico do movimento sindical, além de reforçar a importância da organização para que possamos avançar nas lutas.

    A mobilização feita pelos fiscais em 2011, em Curitiba, quando a categoria conseguiu cerca de 20% de reajuste salarial faz parte da história de lutas da categoria e garantiu que hoje os trabalhadores tenham um salário um pouco maior na Prefeitura de Curitiba. Foi uma luta difícil, quando fiscais tiveram salários cortados, mas que resultou em um mínimo de reconhecimento para a categoria.

    As dificuldades em ter equipamentos necessários para realizar a atividade, ter apoio das administrações, foram temas relatados pelos trabalhadores, que em muitas situações sofrem com a ingerência política na atividade. São ataques que se repetem à toda categoria de serviço público: péssimas condições de trabalho e segurança, defasagem de profissionais, entre muitos outros.

    Encaminhamentos

    Durante o encontro em Curitiba os fiscais aprovaram a Carta de Propostas para a mobilização e organização da categoria. Entre as pautas estão a defesa do SUS, o combate à criminalização dos movimentos sociais, o fortalecimento das categorias de fiscais por meio da sindicalização e a luta contra a Reforma da Previdência, entre outras.
    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS