Notícias

Imprimir
  • 24/01/2019 Geral

    PSS e a redução de salário

    PSS e a redução de salário
    Arte: Ctrl S
    Piores condições de trabalho do PSS podem dificultar negociações dos servidores com a prefeitura

    A gestão do prefeito Rafael Greca quer aprovar a contratação via Processo Seletivo Simplificado (PSS) logo no retorno da Câmara Municipal. A intenção do prefeito era que o ataque tivesse sido aprovado no ano passado, juntamente com o fim da licença-prêmio para os novos servidores, mas a administração não conseguiu levar o projeto adiante em 2018.

    O objetivo da administração municipal é economizar às custas dos trabalhadores. Substituir a contratação por concurso público pelo PSS significa redução de salário e menos direitos, já que, em tese, o trabalhador PSS não faz parte do quadro do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), não tem licença-prêmio, entre outros direitos garantidos no Estatuto do Servidor.

    Para além dos direitos estatutários, a jornada do trabalhador PSS é flexível. Com isso, fica difícil criar um vínculo com o local de trabalhoe com os colegas, já que com esse regime é possível trabalhar poucas horas em vários lugares. Outro problema é o grau de incerteza em relação ao trabalho. Todos os anos, os PSSs poderão ser demitidos sem a certeza de recontratação.

    Com menos direitos para quem é PSS, o governo deverá ser ainda mais resistente em relação aos aumentos salariais e as condições de trabalho dos servidores concursados. Por isso, lutar contra o PSS é um dever de todos os servidores municipais de Curitiba!

    A ameaça do PSS e os concursos públicos

    A exemplo do que temos na rede estadual, a contratação via PSS passou a ser uma política de contratação do governo. O último concurso foi realizado em 2014 e, desde então, a gestão estadual só realiza contratações temporárias e precarizadas.

    Imprensa SISMUC e SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS