Notícias

Imprimir
  • 17/12/2018 Geral

    Dezembro marca o início do verão e prevenção ao câncer de pele

    Dezembro marca o início do verão e prevenção ao câncer de pele
    Arte: Ctrls
    É importante reforçar o uso de protetores durante período de exposição ao sol

    Com o tema “Se exponha mas não se queime”, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove neste ano de 2018 o Dezembro Laranja. A ação começa em dezembro mas se estende até março, durante os meses de verão, com ações que visam estimular a população na prevenção e no diagnóstico do câncer de pele, tipo da doença muito incidente no Brasil, com cerca de 170 mil novos casos ao ano.

    De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é que a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil), em comparação com o biênio 2016/2017. Outra notícia é sobre a estimativa de novas ocorrências de câncer da pele não melanoma ter diminuído em 10 mil casos de um biênio para o outro.

    Mesmo com expectativa de redução no número de novos casos o câncer de pele ainda persiste e atinge principalmente pessoas mais velhas, pois os efeitos nocivos do sol estão diretamente relacionados a intensidade da exposição solar desde a infância, sendo cumulativos e irreversíveis. Daí a importância de usar equipamentos de proteção como chapeús, protetor solar e se expor nos horários com menor radiação UVB: antes das 10 horas e depois das 16 horas, ou antes das 11h e depois das 17h durante o período de horário de verão. Nos horários indicados os raios são saudáveis.

    Não deixe de se proteger fazendo uso de equipamentos que filtram a incidência dos raios solares, seja para trabalhar ou na hora do lazer.

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS