Notícias

Imprimir
  • 26/10/2018 Geral

    De referência no atendimento social ao desmonte da FAS

    De referência no atendimento social ao desmonte da FAS
    Foto: Repórter da Base
    Prefeitura continua fechando os olhos para os problemas da FAS

    A gestão Greca vem cada dia mais fechando os olhos para o serviço público de Curitiba, vivemos momentos difíceis em todas as áreas do serviço municipal.Curitiba que já foi referência no atendimento social, hoje sofre com o desmonte da Fundação de Ação Social (FAS).

    Na foto podemos ver a fila para agendar o cadastro único no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nossa Senhora da Luz, localizado no CIC. Pessoas com deficiência, idosos, gestantes, todos aguardam desde às sete e meia da manhã para atendimento faça sol ou chuva, pois este agendamento é feito somente nas segundas-feiras.

    De acordo com a atual gestão há ainda uma diminuição dos atendimentos nos CRAS, o que faria com que estes pudessem ter suas portas fechadas. Hoje temos mais de 200 mil famílias referenciadas e as regiões que a prefeitura alega ter um atendimento reduzido são justamente as de alta vulnerabilidade social.

    O SISMUC tem acompanhado de perto o descaso da prefeitura com a FAS, já no primeiro mês de gestão foi feito um contato direto com o Ministério Público e o sindicato participou de algumas audiências sobre o reordenamento dos sete CRAS, sinalizados pela gestão Greca.

    O CRAS é uma unidade pública municipal localizada em locais com maior índice de vulnerabilidade social, portanto é destinado a serviços socioassistenciais de extrema importância para população. O ministério público se manifestou dizendo ser proibido encerrar os serviços prestados por esses centros e unidades, tendo em vista a defesa do interesse coletivo e atenção às famílias referenciadas.

    O SISMUC acredita que é obrigação da prefeitura de Curitiba dar melhores condições de trabalho para os servidores do CRAS, e melhores condições de atendimento para a população, assim como aumentar a rede de atendimento dado a atual conjuntura do país.



    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS