Notícias

Imprimir
  • 12/07/2018 Geral

    Comissão eleitoral confirma segundo turno para os dias 18, 19 e 20

    Comissão eleitoral confirma segundo turno para os dias 18, 19 e 20
    Manoel Ramires
    Servidores em recesso podem votar em urnas fixas e volantes

    A comissão eleitoral confirmou a realização do segundo turno das eleições do Sismuc para os dias 18, 19 e 20 de julho. A décima quinta reunião ocorrida nos dias 11 e 12 de julho, na sede do sindicato, contou com a participação dos membros das duas chapas. Com o pleito ocorrendo em meio ao recesso da educação, as professoras e professores poderão votar nas urnas volantes e fixas (clique e confira os locais).

    A definição do segundo turno foi fruto de um impasse. Embora houvesse o desejo das chapas de adiar o processo, garantindo a ampla participação de todas as categorias, a mudança de data não pode ocorrer devido ao Estatuto da entidade.

    O pedido de adiamento da votação foi protocolado por representantes da “Chapa 1 Sismuc Somos” Nós no dia 10 de julho. “Considerando que os profissionais estarão em recesso no período de 16 de julho a 31 de julho, a chapa 1 solicita o adiamento para os dias 1,2 e 3 de agosto”, pediu a chapa.

    Nesse mesmo dia, seguindo o estatuto da entidade, a comissão publicou editou de convocação no jornal Bem Paraná do dia 10 de julho, na página 23. “A Comissão Eleitoral, em cumprimento das suas atribuições, e dos artigos 100 e 101 do Estatuto Social da entidade, através do presente Edital, convoca todos os associados em condições de votar, a participarem do SEGUNDO TURNO do processo eleitoral da Diretoria Executiva Colegiada, Conselho Fiscal e Corpo de Suplentes, que serão realizadas em nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2018”.

    Impasse

    A realização do segundo turno em outra data, no entanto, foi indeferida pela comissão eleitoral, uma vez que a “Chapa 2 Sindicato é pra lutar” se colocou contrária a nova data. “A comissão eleitoral consulta a Chapa 2 sobre a possibilidade de acordo para a alteração da data de realização do segundo turno. O representante da Chapa 2, Wagner Argenton ‘reitera a manifestação entendendo que a eleição não deve ocorrer durante o período de recesso escolar de modo a garantir o direito de voto de todos os sindicalizados que compõe a base da educação, entretanto, o mesmo fere frontalmente o estatuto da entidade”, registra a ata assinada pelas duas chapas e membros da comissão eleitoral.

    Tanto os servidores da educação quanto as demais categorias poderão votar nas 52 urnas, sendo 39 volantes e 13 urnas fixas. Para o segundo turno, o quórum exigido é de 40% dos 9793, ou seja, 3918 votos.

    Manoel Ramires
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS