Notícias

Imprimir
  • 02/05/2018 Geral

    Sismuc realiza no sábado (5), caminhada e debate com população

    Sismuc realiza no sábado (5), caminhada e debate com população
    Atividade faz parte da Campanha de Lutas de 2018

    Como parte da Campanha de Lutas de 2018, o Sismuc convoca servidores municipais para um diálogo com a população, panfletagem e caminhada pela rua XV, centro de Curitiba.

    A avaliação é de que o ato é estratégico no contexto do que acontece no país, dos ataques e retiradas de direitos impostos pelos três entes federais – município, estado e governo federal.

    “Os servidores públicos estão sendo atacados em seus direitos. Assim como nós, os outros trabalhadores também. Então, este ato é para conscientizar a população de que os seus direitos trabalhistas também estão sendo retirados. Precisamos nos unir como classe trabalhadora e lutar”, afirma Soraya Cristina, coordenadora do sindicato.

    “Congelaço” de Greca

    Uma das principais reivindicações dos servidores é deixar a condição de congelamento salarial que já alcança 25 meses (e pode chegar a 30!), desde a implantação do Pacote de Ajuste Fiscal, o “pacotaço” da gestão Greca – enquanto a demanda por serviços públicos apenas aumenta.

    O Dieese calcula que, no período de março de 2016 a outubro de 2018 (data para quando Greca alterou a data-base) as perda estimadas apenas nessa gestão são de 9,3%.

    Na pauta desse ano constam também o auxílio transporte em pecúnia, mesmo em tratamento de saúde, descongelamento dos planos de carreira com a revogação da lei do pacotaço e ampliação para servidores que não foram incorporados aos planos do magistério, professor infantil e guarda municipal.

    Na avaliação de Soraya, dada a importância do servidor público na vida das pessoas, é fundamental a participação entre servidor e população na campanha de lutas. “Os servidores se esforçam diariamente. Mas se a gente quer mais condições para o serviço público, isso passa pela valorização do servidor, não há outro caminho. Mas a gestão é cega para isso”, lamenta.

    Pedro Carrano
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS