Notícias

Imprimir
  • 14/11/2019 Na Pauta

    Greca, Ratinho e Bolsonaro andam de mãos dadas para atacar servidores

    Greca, Ratinho e Bolsonaro andam de mãos dadas para atacar servidores
    Greve contra o pacotaço em 2017 | Foto:Jonas Rebicki
    Os projetos de Greca fazem parte de um plano nacional de ataques aos trabalhadores. A resposta tem que ser união e luta!

    Os projetos de Greca foram protocolados no mesmo dia em que o governo federal apresentou três novas propostas de mudança na Constituição Federal. O pacote batizado pelo governo de Plano “Mais Brasil” busca desviar recursos da saúde e da educação, congelar os reajustes do salário mínimo, liberar geral as privatizações, diminuir os salários e a jornada de trabalho dos servidores que atendem diretamente a população trabalhadora.

    Uma dessas medidas é a chamada PEC Emergencial, que acaba com a garantia de reposição anual da data-base. A medida também autoriza estados e municípios a congelarem por dois anos a carreira dos servidores, além de reduzir em 25% a jornada de trabalho e os salários quando os gastos do orçamento ultrapassarem 95% da receita.

    Isso não acontece por acaso. Esses desgovernos cortam investimentos e atacam os servidores porque querem transformar em mercadoria os serviços públicos que hoje são entendidos como direito social da população e dever do Estado.

    Além disso, no âmbito estadual, Ratinho Jr já está se articulando para impor as mesmas regras da Reforma da Previdência para o Paraná, o que pode ter impactos imediatos para os municípios. Ou seja, primeiro eles assaltam o fundo de previdência dos servidores e agora querem dificultar a aposentadoria dos servidores.

    Em todas as esferas o que vemos são governantes que querem mais lucro para os grandes empresários e cada vez mais miséria para os trabalhadores! São os verdadeiros lobos, querendo se fazer de cordeiros por meio de propagandas e discursos enganosos.

    O objetivo desses projetos não é combater os verdadeiros privilégios. Prova disso é que as propostas de mudança na Constituição propostas por Bolsonaro e Paulo Guedes protegem acúpula do Judiciário, do Ministério Público, das Forças Armadas. O arrocho, a redução de salário e de jornada de trabalhosãosó para quem atende diretamente a população trabalhadora, nos hospitais, unidades básicas de saúde, nas escolas, creches.

    Se Greca, Ratinho Jr e Bolsonaro trabalham alinhados para atacar os servidores, a resposta dos trabalhadores virá com mais união e luta! Vamos mostrar a força da classe trabalhadora!

    Imprensa SISMUC/SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS