Notícias

Imprimir
  • 07/02/2019 Na Pauta

    Em discurso Greca sinaliza terceirização da UPA Pinherinho

    Em discurso Greca sinaliza terceirização da UPA Pinherinho
    Foto: Repórter da Base
    Após falar sobre terceirização, Prefeitura muda o discurso de Greca

    Durante o processo de mobilização contra o fechamento da UPA Pinheirinho, o SISMUC protocolou junto ao Ministério Público um ofício exigindo da prefeitura a reabertura da UPA de forma pública, e com a permanência dos servidores da saúde após a reforma.

    No início de janeiro o Ministério Público respondeu este ofício onde a prefeitura garante que “a UPA Pinheirinho continuará funcionando unicamente como estabelecimento integrante da rede de saúde de urgência, bem como de que a reabertura se dará com a equipe de trabalhadores de enfermagem da Prefeitura”

    Reiteramos essa resposta dada pelo Ministério Público pois nos chama atenção o discurso do Prefeito Rafael Greca na Câmara Municipal na segunda-feira (4), onde disse, “também para o mês de março está prevista a entrega da UPA Pinheirinho totalmente revitalizada e com novo modelo de gestão já aplicado na UPA CIC.”

    Nesse discurso a Prefeitura mascara o atraso nas obras da UPA Pinheirinho, que a princípio seriam de 30 dias, depois passaram para o início de fevereiro e agora, para março. Sem nenhum pudor a gestão não dá para o servidor e nem para a população nenhuma satisfação sobre o motivo dos atrasos nas obras, deixando esses à mercê de sua vontade. Os servidores precisam saber quando irão retornar ao seu local de trabalho e a população precisa saber quando o atendimento da UPA estará disponível!

    Além disso, esse discurso também reitera o plano da prefeitura de aplicar a terceirização em Curitiba, dessa vez com enfoque na saúde. A UPA CIC hoje é gerenciada através de Organização Social (OS) e as contratações não são feitas mais por concursos públicos e sim através da própria empresa, isso faz com que os profissionais não tenham estabilidade e que portanto não criem vínculos com o local de trabalho e o paciente, algo extremamente importante para o bem estar dos usuários dos SUS. Vale lembrar também que a OS que gerencia a UPA CIC já responde por processos em São Paulo.

    Após a publicização do discurso de Greca, a Prefeitura alterou o texto em seu site, mas isso não será suficiente. O SISMUC e os servidores estão de olho no processo de reabertura da UPA Pinheirinho, e caso a prefeitura sinalize que não irá respeitar as determinações do Ministério Público e a reivindicação dos servidores iremos novamente para a rua protestar contra o autoritarismo da gestão e pela garantia de um serviço de saúde público e de qualidade!

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS