Notícias

Imprimir
  • 01/10/2019 Geral

    1º de outubro é Dia da Pessoa Idosa!

    1º de outubro é Dia da Pessoa Idosa!
    Arte: Ctrls
    Pensar em políticas públicas que realmente atendam a população acima de 60 anos é urgente
    Hoje é 1º de outubro, Dia Nacional da Pessoa Idosa. A data coincide com a publicação do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741) em 2003, e com o Dia Internacional do Idoso, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que surge para conscientizar a população sobre os direitos das pessoas com mais de 60 anos de idade.

    Sabemos que ainda há muito a ser feito para que o Estatuto do Idoso seja realmente respeitado e efetivamente seguido por toda a sociedade. Portanto, para além da comemoração desse dia, precisamos lutar para que os idosos tenham seus direitos garantidos!

    De acordo com dados divulgados pelo IBGE em 2018, o número de idosos cresceu 18% em cinco anos e ultrapassou 30 milhões em 2017. Hoje, a população acima de 60 anos representa hoje 13,5% dos brasileiros. E, segundo projeções do Instituto, esse número deve dobrar até 2042.

    Por isso, é urgente pensar em políticas públicas específicas para essa população. Entretanto, o governo federal caminha no sentido contrário. Isso porque a proposta inicial da Reforma da Previdência atacava diretamente o direito dos idosos que mais precisam: aqueles que fazem uso do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esse ataque específico não seguiu adiante, mas todo o restante da Reforma vai piorar concretamente a vida da população acima de 60 anos, que terá que trabalhar por muito mais tempo e, quando mais precisar, receberá um benefício menor.

    Desejamos que todos tenham saúde e renda para poder viver com alegria a chamada terceira fase da vida.

    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS