Notícias

Imprimir
  • 04/06/2019 Na Pauta

    Em 2013 manifestações na rua resultou em conquistas para sociedade

    Em 2013 manifestações na rua resultou em conquistas para sociedade
    Arte: Ctrls
    As chamadas Jornadas de Junho garantiram redução no preço da passagem de ônibus coletivo e o início do programa Mais Médicos

    Há seis anos, em junho de 2013, o país foi tomado por grandes manifestações de rua. O movimento contra o aumento da passagem de ônibus começou com atos organizados pelo Movimento Passe Livre em São Paulo e se espalhou pelo país como uma resposta à violenta repressão policial. Em solidariedade aos manifestantes de São Paulo, pessoas de todo o país foram às ruas protestar.

    A força das manifestações fez com que diversas prefeituras voltassem atrás e reduzissem o valor da passagem de ônibus. Além disso, os atos que ficaram conhecidos como Jornadas de Junho também foram essenciais para a criação do programa Mais Médicos, que ampliou a rede de atenção básica para regiões afastadas dos grandes centros urbanos.

    As vitórias das Jornadas de Junho nos servem de inspiração para a Greve Geral do dia 14 de junho porque mostraram que é com luta que os direitos são conquistados e mantidos. Mas esse movimento também mostrou que se as reivindicações da classe trabalhadora não são conduzidas com independência frente aos patrões e governos, correm o risco de serem usadas contra os seus verdadeiros interesses.

    Junte-se à construção da Greve Geral contra os cortes na educação e contra a política do governo Bolsonaro que desrespeita os trabalhadores e seus filhos e quer acabar comdireitos, piorando ainda mais as condições de vida e trabalho.
    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS