Notícias

Imprimir
  • 02/05/2019 Congresso

    Regulamento define prazos do XII Congresso do SISMUC

    Regulamento define prazos do XII Congresso do SISMUC
    Repórter da base
    Assembleia dá pontapé na construção do Congresso que acontecerá em agosto

    O XII Congresso do SISMUC já tem data marcada, o evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2019 em Praia de Leste, litoral do Paraná, na Associação Banestado. Em assembleia realizada na quinta-feira (2) os servidores e servidoras aprovaram o Regulamento do Congresso, que tem como finalidade, trazer a data, local, objetivo, temas e formas de participação. Os preparativos começam desde já!

    O congresso é a principal espaço de análise e discussão do SISMUC, no qual são definidos os rumos da categoria. Nele os trabalhadores decidem sobre a organização das lutas, os princípios que irão seguir, as regras para funcionamento do sindicato e ainda realizam espaços importantíssimos de debate e formação política.

    Fique atento nos meios de comunicação oficiais do SISMUC para ter mais informações sobre o congresso. Em breve também, o regulamento será disponibilizado para download aqui!

    Comissão organizadora

    Para auxiliar na organização do congresso, a assembleia dos servidores decidiu que a comissão deveria ser paritária em relação a diretoria e os sindicalizados, ou seja, participarão da comissão organizadora, 7 diretores e 7 sindicalizados da base. A participação ativa dos servidores garante um congresso democrático e de construção com a categoria.

    Cronograma do XII Congresso

    03 de maio a 01 de julho | Inscrição das teses;
    03 de junho a 26 de julho | Eleição dos delegados/as nos locais de trabalho
    Julho (em breve data) | Eleição dos delegados entre os aposentados
    01 de agosto | Publicação do Caderno de Tese no site do SISMUC
    23, 24 e 25 de agosto | XII Congresso do SISMUC

    Eixos que compõe os temas do XII Congresso

     Análise de conjuntura

    Governos aliados com os empresários têm sangrado os trabalhadores todos os dias, utilizando a crise econômica como desculpa para retirar direitos e aumentar a exploração. Debater e entender um pouco mais da conjuntura que estamos inseridos, nos ajuda a organizar os próximos passos da luta da classe trabalhadora.


    > Análise do movimento sindical

    O movimento sindical na luta com os trabalhadores garantiu ao longo dos anos, uma série de direitos. A união desse movimento faz com que sejamos fortes para lutar contra os ataques que estão colocados. É necessária uma análise, para entender os caminhos que têm seguido o movimento sindical e os caminhos que nós seguiremos.


    > Programa de trabalho do sindicato

    Para que os servidores façam parte cada vez mais do cotidiano do sindicato, o congresso definirá quais as linhas centrais que o SISMUC tomará para o restante da gestão Sindicato é para Lutar - Firmes com a Base.


    Inscrição de teses


    A direção do SISMUC irá elaborar uma tese, onde irá expor a sua avaliação sobre os três eixos aprovados em assembleia: análise de conjuntura, análise do movimento sindical e programa de trabalho do sindicato. Os grupos políticos que possuem opiniões divergentes, também terão espaço para elaborar suas teses e debatê-las no congresso de forma democrática. É importante o espaço de análise e discussão no qual são abordadas as divergências para avançar em uma construção comum do sindicato e da luta dos trabalhadores.


    O prazo para inscrição das teses começa a partir desta sexta-feira (3) e segue até dia 01 de julho às 17h. Para que a inscrição seja válida, a tese deve ser subscrita por, no mínimo, 25 servidores sindicalizados. Os textos deverão abordar preferencialmente, os três eixos, que compõe o temário do Congresso e devem ser entregues por e-mail, através do endereço - congresso.sismuc@gmail.com - ou pessoalmente na sede do SISMUC, com cópia impressa e digital. Ambas as formas de entrega serão respondidas com protocolo de recebimento que a comissão organizadora enviará para os sindicalizados.

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS