Notícias

Imprimir
  • 28/04/2016 Formação

    II Congresso Extraordinário da Confetam começa nesta quarta em SC

    II Congresso Extraordinário da Confetam começa nesta quarta em SC
    Evento reunirá em Florianópolis cerca de 150 representantes de 17 Estados de todo o Brasil

    Começa nesta quarta-feira (27), em Florianópolis (SC), o II Congresso Extraordinário da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT). Com o tema “Lutando por um Brasil melhor e pelo ramo dos servidores municipais”, o evento prossegue até sexta-feira (29), na Escola de Formação Sindical Sul.

    O Congresso reunirá delegados das 17 Federações filiadas à Confetam – AL, BA, CE, ES, MA, MS, MG, PB, PE, PI, PR, RN, RS, RO, SC, SP e SE -, além de observadores, convidados e representantes das direções nacional e estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), somando cerca de 150 participantes.

    Os impactos da terceirização

    A abertura oficial do evento está marcada para às 18 horas da quarta-feira, seguida da Conferência Magna “Os impactos da terceirização no mundo do trabalho”, às 19 horas, com o senador Paulo Paim (PT/RS), a secretária de Relações do Trabalho da CUT Brasil Graça Costa, e a economista Marilane Teixeira, do Fórum contra a Terceirização.

    No manhã do dia seguinte, às 8 horas, será feita a leitura e aprovação do Regimento Interno do Congresso, seguida de Análise de Conjuntura, às 9 horas, com o economista e presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, que enfocará a “Crise econômica e política no Brasil: uma disputa de hegemonia de classes”.

    Seminário Justiça Fiscal

    À tarde, às 14 horas, será a vez da representante da Internacional de Serviços Públicos (ISP/Brasil), Leandra Perpétuo, e do diretor do Instituto de Justiça Fiscal, Dão Real Pereira dos Santos, ministrarem o Seminário Nacional “Justiça Fiscal, Desenvolvimento e Investimento Público – Controle social, medidas contra a evasão fiscal e a corrupção”. Depois do seminário, Leandra apresentará a Campanha Justiça Fiscal da ISP, com o lançamento de cartilha sobre o tema.

    Ao final do dia, às 17h30, ocorrerão os lançamentos da Plataforma da Confetam para as Eleições de 2016, da Revista Xapuri, da Revista F – Iguais nas Diferenças, publicação da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Muncipal do Ceará (Fetamce), e da cartilha do “Sofri um Acidente de Trabalho: e agora?”, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de São Bernardo do Campo (SindServ).

    Reforma da Previdência

    A última mesa de debates está marcada para às 8h30 da sexta-feira (29), com o tema “Reforma da Previdência: ampliação ou restrição de direitos?”, que será abordado pelo advogado Ludimar Rafanhim, especialista em Previdência. A Plenária Final do Congresso está marcada para às 13h30, seguida do ato de encerramento, marcado para às 16 horas.

    Confira o programa do II Congresso Extraordinário da Confetam

    27 de abril – Quarta-feira

    17 às 20h – Credenciamento

    17h30 – Coffee break

    18h – Abertura oficial

    19h – Conferência Magna “Os impactos da terceirização no mundo do trabalho”, com o senador Paulo Paim (PT/RS), a secretária de Relações do Trabalho da CUT Brasil Graça Costa, e a economista Marilane Teixeira, do Fórum contra a Terceirização

    21h30 - Jantar

    28 de abril – Quinta-feira

    8h30 às 14h – Credenciamento

    8h – Leitura e aprovação do Regimento Interno

    9h – Análise de conjuntura “Crise econômica e política no Brasil: uma disputa de hegemonia de classes”, com o economista Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo

    12h30 – Almoço

    14h – Seminário Nacional “Justiça Fiscal, Desenvolvimento e Investimento Público – Controle social, medidas contra a evasão fiscal e a corrupção”, seguido de apresentação da Campanha Justiça Fiscal da ISP e lançamento de cartilha sobre o tema, com Leandra Perpétuo, da Internacional de Serviços Públicos (ISP/Brasil), e Dão Real Pereira dos Santos, diretor do Instituto de Justiça Fiscal

    17h – Coffee break

    17h30 – Lançamentos da Plataforma da Confetam para as Eleições de 2016, da Revista Xapuri, da Revista F – Iguais nas Diferenças, publicação da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Muncipal do Ceará (Fetamce), e da cartilha do “Sofri um Acidente de Trabalho: e agora?”, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de São Bernardo do Campo (SindServ)

    18h30 – Encerramento

    20h – Jantar e Noite Cultural

    29 de abril – Sexta-feira

    8h30 – Mesa redonda “Reforma da Previdência: ampliação ou restrição de direitos?”, com o advogado Ludimar Rafanhim, especialista em Previdência

    12h – Almoço

    13h30 – Plenária

    16h – Ato de encerramento

    Confetam
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS