Notícias

Imprimir
  • 19/01/2016 Administração

    Administrativos elegem comissão que buscará novo Plano de Carreira

    Administrativos elegem comissão que buscará novo Plano de Carreira
    Assembleia definiu conceitos do plano e pauta específica de 2016.

    Os Agentes Administrativos se reuniram no Sismuc para formar comissão que busca um Plano de Carreira próprio para a categoria. A avaliação é de que a atual organização dentro da lei 11000/04 tem inibido avanços dos trabalhadores. Além da comissão também foi aprovada pauta específica a ser entregue em fevereiro como parte da Campanha de Lutas 2016.

    Os principais objetivos da construção de um novo Plano de Carreira são conquistar isonomia salarial dos agentes administrativos no salário base, corrigir distorções salariais propiciadas em relação das demais categorias, dar condições salariais compatíveis com as atividades desempenhadas, definir o ingresso na carreira a partir do ensino médio e estimular capacitação continuada e valorização do cargo.

    Para os trabalhadores, a lei 11000/04, que define a carreira de diversas categorias na Prefeitura de Curitiba, tem impedido tanto o progresso como dividido as lutas dos agentes administrativos. “Os agentes administrativos são o ‘para-choques’ da Prefeitura. São para eles que os pais reclamam em um problema no cmei, os pacientes nas unidades de saúde ou no atendimento ao público em geral. Contudo, ao longo dos anos, a Prefeitura de Curitiba não tem valorizado os trabalhadores”, destaca Cesar Schutz, assessor sindical do Sismuc.

    Por isso, a necessidade de um Plano de Carreira próprio e com lei própria, para que os agentes se identifiquem, independente da secretaria ou local de trabalho. “Historicamente o cargo de agente administrativo não está sendo contemplado por nenhum projeto junto a Administração Pública Municipal. A falta de reconhecimento do trabalho desenvolvido por esta categoria gera descaso e descontentamento”, relata a coordenadora do Sismuc Casturina Berquó.

    A comissão

    É papel da comissão eleita discutir com a Prefeitura de Curitiba um cronograma para a formulação do Plano de Carreira e debater a pauta específica. Em mãos, ela vai trabalhar com estudo realizado pelo Sismuc em 2015 que analisou os aspectos da carreira de agente administrativo. Esse estudo, entre outros, se baseia na reformulação da carreira dos Professores de Educação Infantil. Também se baseia em outras carreiras para justificar a necessidade de um plano próprio. “A presente administração readequou vários cargos e criaram três Planos de Carreira e Cargos; Magistério, Guarda Municipal e professores de educação infantil”, aponta o estudo.

    A comissão é formada por:

    Waldemar José Teodoro

    Inês Gimenez Costa

    Silvana Maria Amaral

    Décio de Souza Macedo

    Sandra Ester dos Santos

    Isaias Barbosa da Silva (suplente)

    Manoel Ramires
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS