Sua busca será em:
- Notícias
- Artigos de Opiniões
- Na Pauta
- Vídeos
- Galeria de Fotos

Notícias

Imprimir
  • 24/06/2016 Educação

    Professores dialogam com comunidade sobre importância de eleição de direção de cmeis

    Professores dialogam com comunidade sobre importância de eleição de direção de cmeis
    Pedro Carrano
    “Queremos demonstrar a importância da efetivação dessa política”

    O Coletivo dos Professores da Educação Infantil reuniu-se no dia 22 e o tema principal da pauta foi o processo de consulta pública à comunidade, no que se refere à escolha das direções dos cmeis.

    Durante a reunião, os servidores debateram o trâmite da minuta da Lei que, desde 29 de março de 2016, está em análise pela Procuradoria Geral do Município, sendo que o Sismuc ainda não tem o completo teor do documento.

    “Causa estranheza a demora da análise pelo órgão, pois o processo de escolha de direção de cmeis será similar ao processo de eleição de diretoria de escola (ensino fundamental), na forma de condução e nos critérios para concorrência, sendo um formato já existente para o município”, afirma Juliano Soares, da coordenação do Sismuc.

    PGM

    A PGM é o órgão da Prefeitura responsável pela defesa e assessoria jurídica do município, auxiliando, por exemplo, em matéria de novas leis.

    Trabalho de Conscientização

    O Coletivo deliberou que é necessário o trabalho com a comunidade, iniciando uma preparação sobre a importância desse passo importante na gestão escolar, na perspectiva de eleição da direção do cmei.

    “Queremos demonstrar a importância da efetivação dessa política que está no Plano Nacional de Educação – meta 19 – e no plano municipal de Educação, aprovado em 2015 – meta 22 da gestão democrática ”, afirma Maria Aparecida Martins, coordenadora do Sismuc. 

    Gestão democrática

    "Assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos a contar da aprovação deste PME, para a efetivação da gestão democrática da educação, garantindo a realização de eleição direta para direção das unidades educacionais (escolas e centros municipais de educação infantil), com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, prevendo recursos e apoio técnico das secretarias estadual e municipal de educação”

    Quer saber mais sobre o tema da gestão democrática?

    Pedro Carrano
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS