Sua busca será em:
- Notícias
- Artigos de Opiniões
- Na Pauta
- Vídeos
- Galeria de Fotos

Notícias

Imprimir
  • 06/12/2016 Geral

    Municipais e sem-teto aguardam publicação de decretos assinados por prefeita em exercício

    Municipais e sem-teto aguardam publicação de decretos assinados por prefeita em exercício
    Joka Madruga
    Há expectativa de que os três decretos sejam publicados amanhã (7), ainda que o prefeito Gustavo Fruet possa vir a derrubá-los

    Na tarde de hoje (6), a vice-prefeita, Mirian Gonçalves, reafirmou a necessidade de publicação dos decretos que descontam dias paralisados dos funcionários municipais, desapropriam áreas para interesse de moradia e homenageiam o advogado trabalhista Edésio Passos.

    expectativa nos movimentos sindical e de moradia de que os três decretos sejam publicados amanhã (7), ainda que o prefeito Gustavo Fruet possa vir a derrubá-los.

    A medida, assinada por Mirian na condição de prefeita, na ausência de Gustavo Fruet, foi impedida pelo secretário de governo, Ricardo Mac Donald, que se recusou a publicar os três decretos assinados pela prefeita em exercício. O atrapalho causado pelo secretário gerou uma crise e um impasse na gestão.

    Para dirigentes, medidas são legítimas e não oneram o município

    Nenhuma das medidas gera impacto imediato às finanças desta ou ao início da próxima gestão. Seria, na avaliação dos municipais, um gesto de abertura com a pauta dos trabalhadores, mesmo em final de gestão.

    Na avaliação de Irene Rodrigues, coordenadora do Sismuc, “Seria uma oportunidade de a gestão honrar a palavra com os servidores, porque Fruet garantiu em mesa de negociação que ninguém seria prejudicado no Plano de Carreira, mas enquanto se mantiverem as faltas em ficha funcional, o plano fica comprometido. As pessoas lutaram por isso, têm direito a esta medida”, comenta.

    Como também explicou no encontro dessa tarde o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST-PR), Paulo Bearzoti Filho, a medida no caso da moradia de início indica que a área é de interesse social e tranquiliza as 1300 famílias locais de que não irão sofrer despejo forçado.

    Pedro Carrano
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS