Notícias

Imprimir
  • 17/09/2019 Saúde

    SISMUC e SIMEPAR se reúnem para debater ataques à saúde

    SISMUC e SIMEPAR se reúnem para debater ataques à saúde
    Sindicatos e trabalhadores debaterão a privatização e a terceirização da saúde em Curitiba

    O SISMUC e representantes de todas as Unidades de Saúde de Curitiba se reunirão na próxima quarta-feira (17) com o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (SIMEPAR). O encontro tem como objetivo organizar estratégias e ações para realizarmos mobilizações conjuntas contra a privatização das UPAs e os processos de contratação através da terceirização de serviços. A união entre os sindicatos foi debatida durante o coletivo da saúde na segunda-feira (9) e acontece na sede do SISMUC a partir das 9h.

    Todos os encaminhamentos da reunião serão debatidos com os servidores em seus respectivos locais de trabalho e amplamente divulgados pelos meios de comunicação oficiais do sindicato. O comprometimento com a luta organizada contra a privatização e terceirização foi tema central do coletivo da saúde do mês de setembro e continuará sendo colocado como uma prioridade!

    Mais um ataque da gestão Greca!

    O processo de precarização da saúde está em curso há muito tempo, nesta terça-feira (17) a Câmara dos Vereadores mostrou mais uma vez que a qualidade da saúde não é uma prioridade para gestão Greca! Foi aprovado em segunda instância a mudança do nome da Fundação Estatal de Atenção Especializada a Saúde (FEAES) para Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS).

    A alteração que parece não significar muito, na verdade regulamenta a terceirização na saúde. A contratação de profissionais através da FEAES que era permitida somente na atenção especializada, agora também pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde responsáveis pelo atendimento primário a população.

    É importante lembrar que a FEAES já contratava profissionais para todos os cargos na assistência especializada como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), ambulatórios de especialidades, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Hospital do Idoso, Laboratório Municipal da Saúde de Curitiba e Maternidade do Bairro Novo. Os cargos contratados pela FEAES podem ser consultados no portal transparência da própria fundação. 

    Ao alterar o texto da Lei 13.663 a administração abre mais as portas para terceirização e futura privatização da saúde pública. As contratações temporárias através de Fundações, Organizações Sociais (OS) e por Processo Seletivo Simplificado (PSS) apresentam um mesmo padrão: contratos temporários e precarizados. A falta de direitos trabalhistas, a sobrecarga de trabalho e a não criação de vínculo com os pacientes, são só algumas das preocupações do que essas contratações representam.

    Imprensa Sismuc
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS