Sua busca será em:
- Notícias
- Artigos de Opiniões
- Na Pauta
- Vídeos
- Galeria de Fotos

Notícias

Imprimir
  • 26/07/2016 Saúde

    Obra da Unidade de Saúde Campo Alegre é retomada

    Obra da Unidade de Saúde Campo Alegre é retomada
    Joka Madruga
    Pressão e denúncia do Sismuc foram importantes, apesar de obra ser retomada apenas antes das eleições municipais.

    Há mais ou menos duas semanas, foi retomada a obra da Unidade de Saúde (US) Campo Alegre, na Avenida das Indústrias (Cidade Industrial - CIC), abandonada desde outubro de 2014. A US está localizada em região estratégica para atendimento. A sua ausência causa sobrecarga em equipamentos vizinhos na região.

    O Sismuc publicou reportagens apontando o abandono de obras de duas unidades. A construção no Jardim Aliança (Santa Cândida – região norte) segue abandonada. 

    Ainda que com enorme atraso, a pressão do Sismuc e da sociedade civil teve efeito no caso da Campo Alegre.

    “O Sismuc não pode prezar só pela boa relação do servidor com a prefeitura. Tem que cobrar a boa relação da prefeitura com a sociedade. Neste caso, é uma política de saúde, que defendemos que seja pública e de qualidade”, afirma Soraya Cristina, coordenadora do sindicato.

    US Campo Alegre tinha a entrega das obras previstas para março de 2014, ao passo que a unidade Jardim Aliança estava prevista para setembro de 2013. A prefeitura de Fruet (PDT) realizou novas licitações da obra, uma vez que justificou a falta de repasses do governo Richa (PSDB) e a empreiteira abandonou o empreendimento. 

    O governo do Paraná apontava que, enquanto a obra não avançasse em 70% de conclusão, não poderia fazer o repasse. E o tempo passou, enquanto a obra estava 69% concluída, de acordo com a prefeitura. 

    Tanto governo estadual quanto a prefeitura receberam a crítica da coordenação do Sismuc: “Independente de quem é a responsabilidade, se da Saúde Estadual, que não repassa a verba por causa de 1% ou da Secretaria Municipal de Saúde, que não retoma a obra, quem está sendo punido é o cidadão curitibano. O que é 1 por cento, 20 mil reais?", alertou a coordenação do Sismuc sobre este debate, ainda em 2015. 

    Pedro Carrano
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS