Na Pauta

  • 13/11/2019 Educação

    Administrativos e auxiliares da Educação retornam das férias no dia 5 de fevereiro

    Administrativos e auxiliares da Educação retornam das férias no dia 5 de fevereiro
    Repórter da base
    Sindicato tentou negociar o retorno das categorias, mas administração alegou que o calendário já estava fechado
    O recesso de final de ano dos agentes administrativos e dos auxiliares de serviços escolares foi tema de reunião nesta quarta-feira (13) entre o SISMUC e representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME). O sindicato solicitou a reunião para discutir o assunto e cobrar a revisão do descritivo de funções dos auxiliares de serviços escolares.

    Apesar da reunião, o calendário já estava definido e os agentes administrativos e auxiliares de serviços escolares vão retornar no dia 5 de fevereiro, com formação específica em meio período no dia 06 para os auxiliares, e dia 07 para os agentes administrativos, além da convocação para participar da Semana de Estudos Pedagógicos (SEP) nos dias 10 e 11.



    O sindicato entende que as formações específicas deveriam ocorrer durante a SEP e que os administrativos e auxiliares deveriam retornar junto com a docência 1. São inúmeros os casos de agentes administrativos e auxiliares que retornam para os equipamentos para realizar serviços de limpeza, que devem ser feitos pela empresa terceirizada contratada pela gestão.

    É urgente a necessidade de revisão do descritivo de função dos auxiliares de serviços escolares. Tarefas como lavar louças do equipamento e ministrar remédios têm sido cobradas deste profissionais em muitas unidades, mesmo não sendo tarefa da categoria. Devido a pressão das chefias, muitos realizam a tarefa que não deveria ser feita.

    A administração explicou que essas não seriam função dos inspetores e em caso esporádicos, em que a família não ministra os remédios, quem deveria fazer isso seria a gestão do equipamento - diretor, vice ou pedagogo.

    A revisão do descritivo já havia sido solicitada pelo sindicato durante mesa de negociação no primeiro semestre deste ano, mas não houve nenhuma resposta da administração. Neste encontro a equipe da SME novamente prometeu realizar um estudo do descritivo no próximo ano.

    Foi mais um encontro onde a administração apresentou suas soluções prontas sem estabelecer o diálogo necessário com as diferentes categorias.

    A luta continua! A mobilização do conjunto da categoria é a nossa força.

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS