Na Pauta

  • 27/10/2019 Geral

    31 anos de união e lutas!

    31 anos de união e lutas!
    Arte: Ctrls
    Sindicatos comemoram 31 anos de fundação sob ameaças de ataques à organização sindical
    Estamos comemoramos 31 anos de fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC). A criação do sindicato foi deliberada durante uma assembleia da então Associação dos Servidores Municipais (ASMUC) realizada no dia 27 de outubro. Nosso sindicato e o SISMMAC foram criados logo após a Constituição de 1988 ser promulgada e garantir o direito de sindicalização no serviço público. 

    Além de lembrar nossa história, a data também serve para fortalecer nossos laços de união e nossa organização diante da conjuntura de retirada de direitos e ataques à liberdade de organização sindical.

    O governo Bolsonaro formou em agosto um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de mudança na Constituição Federal e alterar a organização dos sindicatos no Brasil. Seu objetivo com isso, é acabar com a  liberdade sindical e abrir brecha para criar sindicatos por empresas de acordo com os interesses patronais e impedir que os trabalhadores se organizem para lutar em defesa dos seus direitos.

    No início de seu governo, Bolsonaro tentou enfraquecer os sindicatos com a Medida Provisória nº 873/2019, que proibia o empregador de descontar a contribuição sindical na folha de pagamento. Greca aderiu a proposta, mas acabou perdendo na justiça, e a MP perdeu sua validade. Essa medida, que pode ser retomada como uma proposta de mudança na Constituição pelo grupo de trabalho, já foi um indicativo de que o governo não quer mexer na estrutura sindical para ampliar a liberdade de organização. Seu objetivo é atacar os sindicatos de luta para avançar contra os direitos dos trabalhadores.

    Além desse projeto que está sendo gestado às escondidas pelo governo Bolsonaro, há pelo menos sete Propostas de Emenda Constitucional que buscam alterar a estrutura sindical tramitando no Congresso. No contexto de crise e de aumento do desemprego em que vivemos, é preciso que estejamos atentos e mobilizados para impedir que sejam aprovadas mudanças que buscam apenas enfraquecer a capacidade de mobilização e de resistência dos trabalhadores. Só com a união do conjunto dos trabalhadores será possível barrar estas propostas.

    Histórico

    A formação dos sindicatos representativos dos servidores públicos só foi possível com a Constituição de 1988, após 21 anos de ditadura militar. Ao longo de toda sua história, o Sindicato impulsionou a organização do magistério na busca por valorização e melhores condições de trabalho e, principalmente, na luta em defesa da qualidade da educação pública.

    A história nos mostra que apesar das lutas nem sempre colhemos vitórias, mas temos a certeza de que é preciso unir forças para reivindicar melhorias e valorização.

    Seguimos firmes acreditando na luta!


    Imprensa SISMUC - SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS