Na Pauta

  • 16/10/2019 Saúde

    Secretária desvaloriza trabalho dos servidores que rendeu prêmio para cidade

    Secretária desvaloriza trabalho dos servidores que rendeu prêmio para cidade
    Ilustração: Ctrls/SISMUC
    Curitiba foi premiada pelo atendimento em saúde bucal e ao invés de parabenizar os servidores Márcia Huçulak despreza a categoria
    Graças a dedicação e empenho dos servidores públicos municipais de área de Odontologia de Curitiba a cidade foi premiada com o primeiro lugar do Prêmio Nacional de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia (CFO), na categoria Municípios acima de 500 mil habitantes. É o terceiro prêmio que a cidade ganha na área de saúde bucal: o primeiro foi em 2012 e o segundo em 2018.

    Resultado do trabalho dos servidores, em rede social a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, ao invés de parabenizar aproveitou a oportunidade para desvalorizar a categoria.

    O prefeito Rafael Greca e Márcia Huçulak chegaram a comemorar a premiação, mas ao serem confrontados com a realidade dos fatos de sobrecarga de trabalho e falta de servidores, não deixaram de demonstrar a falta de respeito e de valorização com quem atende a população.

    A situação não é nova, mas ainda é chocante ver que governantes tratam os trabalhadores como inimigos.


    Desta vez uma servidora comentou que na “vida real” há falta de funcionários, dentistas estão atendendo sozinho sem apoio de auxiliares, corpo técnico está sobrecarregado. Acrescentamos ainda a péssima qualidade do material utilizado, que muitas vezes faz com que os pacientes retornem para refazer o tratamento.

    Ao invés de valorizar os servidores, Márcia Huçulak, enfermeira de carreira da Prefeitura respondeu mandando a servidora desistir do trabalho. Confira: ...”temos 500 auxiliares de saúde bucal, 170 técnicos de saúde bucal e mais de 350 dentistas. Não há falta de profissionais. Infelizmente temos alguns servidores que só sabem reclamar, mas se não está bom a iniciativa privada está aberta a todos. Só que aí tem que trabalhar”.

    Somando os números são 1.020 servidores da área bucal, entre dentistas, técnicos e auxiliares distribuídos na rede, que fazem uma média de 120 mil atendimentos mensais. E a secretária vem falar que não trabalham? O prêmio não é reconhecimento pelo trabalho desenvolvido?

    Isto é assédio moral que vem de cima e atinge os servidores em seu local de trabalho. O desgoverno Greca está promovendo o desmonte dos serviços públicos e terceirizando a mão de obra nos equipamentos de saúde, mascarando as péssimas condições de trabalho. A desvalorização da categoria é uma estratégia colocada em prática que está contribuindo para o adoecimento da categoria.

    Seguimos firmes e unidos na luta por melhores condições de trabalho e valorização.

    Parabéns aos servidores que tanto se dedicam para realizar suas atividades mesmo diante das dificuldades.

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS