Na Pauta

  • 20/03/2018 Na Pauta
    CBN Curitiba

    Nurce faz operação para prender quadrilha que fraudava impostos

    Nurce faz operação para prender quadrilha que fraudava impostos
    Denúncia partiu da Procuradoria Geral do Município de Curitiba

    Após uma denúncia da Procuradoria Geral do Município de Curitiba, o Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce) da Polícia Civil desencadeou uma operação na manhã desta terça-feira (20) para prender uma quadrilha suspeita de fraudar tributos municipais como IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Móveis) e ISS (Imposto Sobre Serviços).

    Os policiais cumprem nove mandados judiciais, sendo dois de prisão temporária e sete de busca e apreensão. Entre os alvos estão servidores da prefeitura de Curitiba — um deles com mais de 20 anos de serviço público.

    Um dos mandados de busca e apreensão acontece no interior da sede do Poder Executivo municipal, mais especificamente nas mesas de trabalho dos funcionários suspeitos de envolvimento com a fraude.

    Outros mandados também são realizados em uma da Rua da Cidadania – que são sedes das administrações regionais. Nesse local, o cumprimento dos mandados está sendo acompanhado por servidores da Prefeitura de Curitiba.

    Além dos mandados, a Justiça autorizou a quebra do sigilo fiscal e bancário de cinco pessoas da quadrilha, entre elas alguns servidores da prefeitura.

    Será concedida coletiva de imprensa, às 10h, na sede do 1º Distrito Policial com a presença dos delegados do Nurce, responsáveis pela investigação.

    Em nota a Prefeitura de Curitiba solicitou à Polícia Civil investigação sobre possíveis fraudes em tributos do município (ISS, IPTU E ITBI), após receber denúncias e fazer verificação interna, na qual foram detectadas alterações no sistema responsável por esses dados, durante o ano de 2017. Com a divulgação da investigação Taxa Extra, a Procuradoria Geral do Município vai abrir processo administrativo para tirar do quadro funcional os servidores envolvidos com a fraude.

    Willian Bittar
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS