Sua busca será em:
- Notícias
- Artigos de Opiniões
- Na Pauta
- Vídeos
- Galeria de Fotos

Na Pauta

  • 29/05/2017 Geral

    Puppi faz balanço das contas de Greca na quarta-feira

    Puppi faz balanço das contas de Greca na quarta-feira
    Manoel Ramires
    Números entre gestões são divergentes
    Na próxima quarta-feira (31), durante a sessão plenária, a Secretaria Municipal de Finanças fará a sua primeira prestação de contas da gestão do prefeito Rafael Greca. Referente aos meses de janeiro a abril de 2017, o balanço da Prefeitura de Curitiba a cada fechamento de quadrimestre é exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (lei complementar federal 101/2000). A audiência pública será coordenada pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal (054.00004.2017).

    Na última prestação de contas do Executivo, em fevereiro desse ano, o gestor das Finanças, Vitor Puppi, apresentou os números dos últimos quatro meses de gestão de Gustavo Fruet. Na data, o secretário afirmou que o superativ orçamentário de R$ 713 milhões de Curitiba em 2016 escondia “dívidas por fora do orçamento”, “pressão de caixa” e “serviços que não foram pagos”. “A realidade orçamentária não reflete as finanças. Se considerarmos o financeiro, [o saldo] é negativo em R$ 531 milhões”, disse (leia mais).

    Além da prestação de contas do Poder Executivo, os vereadores também vão acampanhar a avaliação do cumprimento das metas fiscais referente ao 1º quadrimestre de 2017 da própria Câmara de Curitiba. O balanço obrigatório do Legislativo, por sua vez, é uma exigência da Lei Orgânica do Município (LOM). A sessão plenária começa, regimentalmente, às 9h.

    Saúde

    No último dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou em plenário os gastos públicos na área durante o 1º quadrimestre desse ano, conforme exigência dalei complementar federal 141/2012 aos gestores do SUS das cidades, estados, Distrito Federal e União. O gestor da pasta, José Carlos Baracho, defendeu a aprovação do Plano de Recuperação da prefeitura e a decisão de fechar a UPA Matriz (veja aqui). Além disto, respondeu perguntas de diversos vereadores e afirmou que a UPA da CIC, fechada para reforma em novembro do ano passado, será reaberta no 2º semestre de 2017 (saiba mais).
    Pedritta Marihá Garcia
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS