Sua busca será em:
- Notícias
- Artigos de Opiniões
- Na Pauta
- Vídeos
- Galeria de Fotos

Na Pauta

  • 26/05/2017 Geral
    Gazeta do Povo

    Curitiba tem 12 cmeis prontos, mas que não funcionam por falta de pessoal

    Curitiba tem 12 cmeis prontos, mas que não funcionam por falta de pessoal
    Everson Bressan/SMCS
    Os cmeis inaugurados por Fruet não foram colocados em funcionamento por Greca
    Dezessete Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) - as antigas creches - inaugurados pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) em seu último ano de gestão seguem sem funcionar, ou estão operando abaixo da capacidade. Somadas, as instituições que já estão prontas poderiam receber 2.510 crianças de até cinco anos, quantidade que equivale a cerca de 28% do déficit de vagas, que atualmente gira em torno de 9 mil crianças.

    Segundo a secretaria de Educação da atual gestão municipal, Maria Silvia Bacila Winkeler, o principal problema que tem impedido o início efetivo de funcionamento dos Cmeis é a falta de professores da educação infantil, que até pouco tempo eram chamados de educadores.

    LRF Municipal dificulta contratações

    Um dos projetos de lei enviados pela prefeitura para votação na Câmara dos Vereadores trata da Lei de Responsabilidade Fiscal Municipal. De acordo com a proposta, a limitação das despesas de pessoal em 70% do crescimento da Receita Corrente Líquida (RCL). Isso dificulta a contratação de novos servidores.Ou seja, implica em menos investimentos com servidores públicos municipais.
    “Para que eu possa fazer o chamamento desses professores eu preciso de dotação orçamentária, então nós enfrentamos esse processo nesse início de gestão para organizar todo nosso processo de finanças”, afirma a secretária.

    Mesmo que a prefeitura consiga viabilizar o chamamento de professores de educação infantil já aprovados em concurso público, isso não garante que os novos CMEIs possam, enfim, funcionar. 

    Leia a reportagem na íntegra

    João Frey
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS