Sua busca será em:
- Notícias
- Artigos de Opiniões
- Na Pauta
- Vídeos
- Galeria de Fotos

Marca

Conheça o Sismuc

A marca Sismuc é composta de um logotipo característico constituído de dois traços curvados em paralelo e por duas pequenas esferas acima. O desenho representa a união dos servidores municipais em defesa do serviço público e de melhores condições de trabalho. São dois servidores, uma ao lado do outro, de mãos dadas levantadas.
A ideia partiu de uma construção coletiva, antes mesmo do surgimento do sindicato, conforme relatado pelo executor da marca, o engenheiro Nei Amilton Munhoz do Amaral, marido da primeira presidente do Sismuc, Madalena Munhoz do Amaral.

Em meados de 1987, na época em que a direção da Assmuc cumpria as funções sindicais devido à proibição de constituição de sindicatos no serviço público, fez-se uma proposta de nova logo para a associação. Com a fundação do sindicato, em 1988, a marca passou a ser utilizada para o Sismuc, com a versão que segue abaixo:
Sem um padrão de tamanho, cores e formas, a marca foi utilizada de diferentes maneiras pelas direções que seguiram à frente do Sismuc, nos últimos anos. Em 2009, após assumir os trabalhos, a gestão "Reconstruir pela Base" tratou de estilizar e fixar um padrão para uso da marca do sindicato.

O novo desenho mantém a marca, porém em perspectiva, tendo ao lado a sigla do sindicato "SISMUC", em caixa alta. Abaixo, a descrição da sigla por extenso e no canto inferior direito a logo da CUT, central a qual o sindicato está filiado. Uma pintura em vermelho sangue representa a vivacidade do sindicalismo. O chanfro também foi aplicado dando a impressão de solidez. Sobre a marca também refletem duas faixas de luzes de baixo para cima, destacando a importância do sindicato como instrumento de luta dos trabalhadores.

O novo desenho pode ser conferido abaixo:

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS