XI Congresso do Sismuc

Novidades

  • 26/07/2016

    Encontro dos Delegados Sindicais prepara representantes de base para o Congresso do Sismuc

    Encontro contou com com a fala da ex-diretora do Sismuc Mônica Giovannetti
    Encontro dos Delegados Sindicais prepara representantes de base para o Congresso do Sismuc
    O 11º Congresso do Sismuc, que ocorre em agosto em Pontal do Paraná, foi tema de encontro dos Delegados Sindicais durante o dia de hoje (05). A reunião aconteceu com o objetivo de preparar os representantes de base para o evento, e contou com a fala da aposentada Mônica Giovannetti, que foi servidora municipal e fez parte da direção do Sismuc.

    Segundo Mônica, o Congresso é um espaço fundamental na organização dos trabalhadores. “Trata-se de um momento que permite expandir a democracia e a tomada de decisões da vida sindical”, defende. A delegada Roselaine Silva, enfermeira da CAPS Centro Vida, diz que três servidores da instituição em que trabalha irão participar do Congresso neste ano. “O encontro de hoje foi importante porque destacou a situação política dos sindicatos ao redor do mundo e ofereceu uma contextualização da conjuntura trabalhista atual”, afirma.

    Reuniões periódicas

    Para Roselaine Silva, que sempre vem às reuniões, o encontro dos Delegados Sindicais é uma forma de manter-se em dia com as pautas dos trabalhadores e acompanhar as lutas e demandas da categoria. “Quando volto à base nos reunimos toda quarta-feira para compartilharmos os repasses dessas reuniões”, explica ela.

    O Coordenador de Formação do Sismuc, Juliano Soares, explica que o encontro ocorre mensalmente e reúne representantes de base por local de trabalho. Ele sinaliza que é importante ampliar essa representatividade, pois se trata de um espaço democrático, no qual os delegados sindicais têm liberação garantida e recebem o suporte necessário para sua participação – como o auxílio-transporte, por exemplo. “Hoje, em muitos locais de trabalho, ainda não foi nomeado um representante para acompanhar as pautas sindicais aqui no Sismuc”, diz ele.

    Soares complementa que o encontro dos Delegados Sindicais constitui uma possibilidade de desmistificar a ideia de que o sindicato é uma instituição distante ou burocrática. “Participar das decisões, nomeando representantes que venham e discutam as pautas, é uma forma de aproximar o Sindicato e a base. O Sismuc somos nós”, conclui.